quarta-feira, 17 de abril de 2013

treinamento para cães destruidores


CÃES DESTRUIDORES: TREINAMENTO, PACIÊNCIA E DEDICAÇÃO SÃO ESSENCIAIS PARA MELHORA NO COMPORTAMENTO DO PET




Cão destruidor de objetos



Algumas raças de cães são mais ativas que outras. Por consequência, há um número considerável de animais que possa apresentar um comportamento destrutivo.

Os do grupo Terrier, por exemplo, têm em seu sangue o impulso de serem grandes caçadores, o que somado à falta de atividade, disciplina e presença constante de um líder, pode desencadear a ansiedade do cão e torná-lo um destruidor. 

No entanto, com paciência e um pouco de dedicação, é possível melhorar bastante o convívio entre o seu cachorro e os objetos e móveis da casa. 

É o que afirma o especialista em comportamento canino do Núcleo cachorro, Jorge Pereira.“É importante que o dono desenvolva atividades físicas e psicológicas com o cão para que ele não fique muito tempo ocioso”, comenta o adestrador. “Como costumo dizer, ‘cachorro cansado não tem tempo de fazer arte’", 


No caso de cães que têm hábito de roer objetos plásticos, como para-choques, retrovisores, etc., o comportamento inadequado pode estar ligado a estímulos aos quais eles foram submetidos quando filhotes. 

Brinquedos plásticos, tais como garrafas pet e bolas, são alguns exemplos. “Muito comuns também são os cachorrinhos muito brincalhões que consideram tudo o que acham pela frente um brinquedo em potencial: um sapato italiano, uma bela bolsa, um celular, entre outras coisas”, comenta o especialista. 

Ainda segundo Jorge, nestes casos é importante que o cãozinho tenha uma rigorosa rotina de atividades, com muitos exercícios, e que o tutor brinque com ele e utilize brinquedos de alta resistência, com formato anatômico, que não machucam a boca do cachorro, e que ele possa brincar bastante e se divertir.


Estabelecer disciplina para o amigo de quatro patas é o primeiro passo para resolver o problema. 

Em situações mais complexas, quando o animal sofre de fobia ou ansiedade, ele apresenta muito medo ou realmente pavor de algumas coisas, ou até mesmo de sons. 

Em alguns casos, além de destruir tudo que está ao seu alcance, o cão também corre um grande risco de se machucar, já que entra em um estado de pânico profundo. “Nestes casos é importantíssimo um trabalho em conjunto, entre um comportamentalista e um veterinário que também tenha conhecimento em comportamento”, comenta o especialista, que completa dizendo que “receitas milagrosas ou treinamentos que resolvem tudo em dois minutos não funcionam, pois muitos desses cães têm apenas uma melhora momentânea em seu comportamento, quando na verdade eles precisarão de acompanhamento constante”.


Sempre que o cão apresentar um comportamento estranho ou diferente, é necessário levá-lo a um veterinário de confiança. 

Depois de descartada qualquer possibilidade de o mascote estar com algum problema de saúde, o dono deve procurar um profissional para ajudá-lo a resolver um problema de comportamento

.

curiosidades sobre cães


CÃES: 30 CURIOSIDADES SOBRE O MELHOR AMIGO DO HOMEM




Os cães pertencem à família dos canídeos, a mesma do lobo, da raposa, do coiote, do chacal e do lobo-guará. Ao todo, existem 34 espécie de canídeos.


Para os zoólogos, existe apenas uma espécie de lobo, o cinzento, classificada em várias sub-espécies. O cão doméstico seria uma delas. De fato, cães e lobos são tão próximos que ambos podem cruzar e gerar filhotes híbridos.


As raças mais velozes do mundo são greyhound (ou galgo inglês) e whippet (também inglês), uma “raça-miniatura” do primeiro. 

Eles são capazes de atingir incríveis 80 quilômetros por hora. A fama de corredor do greyhound fez da raça uma das preferidas para a caça e para a corrida de cachorros em muitos países.


As raças de cães com a mordida mais forte são: mastin inglês, rottweiller e fila brasileiro. Eles tem a mandíbula mais curta e forte (que funcionam como alicates) e são normalmente usados como cães de guarda.
Os cães mais inteligentes são, pela ordem: border collie (uma raça de pastoreio britânica), pastor alemão, poodle, golden retriever e dobermar pinsher.


E as raças mais burras, quais são? Anote aí: afghan hound, basenji, buldogue, chow chow e borzoi.


As raças mais altas são o são bernardo, o grand danois, o mastim inglês, o wolfhound irlandês, o borzoi e o karabash da Anatólia (uma espécie de cão pastor turco). Todas elas alcançam em média os 90 cm de altura.


A menor raça é a chihuahua, cujo peso varia entre 90 gramas e 2,75 kg.


A raça mais pesada é o mastiff inglês, que costuma ultrapassar os 110 kg.


Cães não enxergam em preto e branco? Esqueça esse mito! Embora de forma mais limitada que os humanos, eles conseguem enxergar cores, sim.

 Enquanto os seres humanos tem três tipos de pigmentos que captam o azul, o verde e o vermelho, o cães só tem dois. 

Eles vêem as cores como se elas fossem desbotadas e não percebem o verde, enxergando no lugar tonalidades que vão do cinza ao preto.


O hábito de enterrar ossos e objetos, que são comuns a muitos cachorros, foi herdado de seus ancestrais lobos. 

Por uma questão de sobrevivência, os lobos costumam enterrar sobras de alimentos para os tempos de escassez de caça.


O primeiro cão a ser enviado para o espaço foi uma cadelinha soviêtica chamada Laika. A viagem foi feita em 1957 e, infelizmente, não teve um final feliz: Laika não resistiu à viagem e morreu.


O dobermann surgiu do cruzamento de quatro raças feitas pelo coletor de impostos alemão Karl Friedrich Dobermann (1834-1894). Na certa, ele queria se defender dos furiosos devedores.


O rottweiller é uma raça mais antiga do que se imagina. Só para se ter uma idéia, ele já era usado como cão de pastoreio pelas legiões romanas.


Na China, o chow chow é usado como cão de caça e o sharpei como cão de lutas (rinhas).
Quando estão com dores de estômago, os cães comem grama para vomitar.


O aparelho digestivo de um cão de raça pequena representa 7% de seu peso total, enquanto de um cão de raça grande representa apenas 2,7%. 

Um detalhe importante: os cães maiores tem o aparelho digestivo mais sensível.


Os cachorros suam através das patas e do focinho.


Os cães possuem o olfato muito mais desenvolvido do que os seres humanos. Enquanto os humanos possuem cinco milhões de receptores para odores, o cão possui 200 milhões. Eles, portanto, são capazes de cheirar e identificar cheiros que um ser humano jamais conseguiria sentir.


Por que os cães costumam cheirar o rabo dos outros animais? Por causa de uma glândula na região do ânus que identifica cada animal. O odor serve como uma espécie de impressão digital que fornecem informações sobre o bicho.


O cães riem? A pesquisadora norte-americana Patricia Simonte acredita que sim. Segundo ela, a respiração ofegante típica dos momentos de agitação é uma manifestação de que o animal está satisfeito e alegre. Em outras palavras, quer dizer que o cão está rindo.


Como saber se um cão está com medo? Simples, eles colocam o rabo no meio das pernas. Caso isso aconteça, é melhor tomar cuidado. Qualquer movimento brusco pode fazer o animal revidar e atacar.


Como saber se o cão é amistoso? Mais simples ainda: quando ele abana o rabo de modo relaxado e continuo.


Como um cachorro demostra submissão? Virando de barriga para cima.


E a lambida, qual o significado dela? Lamber um animal da própria espécie é um gesto de reverência. O animal está dizendo que gosta do outro. Os cães acabaram reservando esse gesto também para os seres humanos.


Cães de orelhas grandes, caídas e peludas tem mais chances de desenvolver otites (inflamação nos ouvidos), do que cães com orelhas pequenas ou eretas.


Doenças humanas que também são comuns nos cães: diabetes, derrame, catarata, hepatite, hipertireoidismo e outras.


Normalmente, a boca de um cachorro tem menos bactérias e germes do que a boca de uma pessoa.


As raças de cães mais populares na cidade de São Paulo são pitbull, pinscher, poodle e… o campeão, com 15% das preferências: vira-lata.


Os cães mais famosos da ficção são: Pluto, Banzé, Bidu, Idéiafix , Lassie, Rin-tin-tin, Snoopy, Milu, Floquinho e os 101 Dálmatas.